
Sociedade de Homens Batistas
1 - Razão de ser
A SHB tem como objetivo levar o homem adulto a envolver-se com missões na igreja local, na associação, Missões Locais; nas convenções, Missões Urbanas ou Estaduais, Nacionais e Mundiais. Tornar conhecida e despertar o interesse na participação das atividades da UHBB, UHB convencionais, UHB associacional, UHBLA (União de Homens Batistas Latino Americanos) e no Departamento de Homens da ABM (Aliança Batista Mundial). É uma organização com características próprias, de serviço e de atividade. Não há como compará-la a qualquer outra dentro da denominação. O trabalho da SHB é amplo e atinge os homens em suas atividades diárias. Médicos, advogados, eletricistas, pedreiros, militares, pastores, etc. todos fazem parte da SHB indistintamente. Devem atuar em todos os locais onde estiverem como crentes em Jesus Cristo, como discípulos. Cada SHB poderá utilizar-se de todos os homens existentes na igreja ou congregação para, unidos, exercerem as funções mencionadas. Pede-se a todos os homens adultos que procurem ocupar seus espaços dentro da organização e encontrarão a satisfação de trabalhar para o Senhor, dEle receber as bênçãos e contribuir para minorar o sofrimento dos que nos cercam "arrebatando-os do fogo e terra".
Histórico da Sociedade de Homens Batistas
Em 1992, com o crescimento da UMMBB, concluiu-se que a SMM (Sociedade Masculina Missionária) deveria ser um departamento, assim como Embaixadores do Rei (DENAER) e Grupo de Ação Missionária (DENAGAM) e não uma União. Este sonho acabou de virar uma realidade na Assembléia Anual da UMMBB, realizada no dia 21 de janeiro de 1994, em Aracaju, SE, acatou-se a sugestão da Secretaria Executiva da UMMBB para criar o DEPARTAMENTO NACIONAL DE SOCIEDADE MASCULINAS MISSIONÁRIAS, sob a sigla DENASOM. Nesta mesma ocasião foi trabalhado o nome de um coordenador para está assim coordenando este trabalho. O primeiro coordenador deste departamento foi o irmão Oziel Alves Lírio, depois passaram os seguintes irmãos: Antônio Claudino Rodrigues, Edson Ramos de Souza, Jorge Itararé Maravalha (interino), Cláudio Santos e o pastor Nivaldino Cipriano Bastos.
Atualmente o irmão Ademir Clemente Bezerra, ocupa a função de coordenador este departamento desde maio de 2002.
O objetivo da criação deste departamento é dar suporte a SHB de sua igreja local, através do DCSHOBs e DASHOBs pois assim como o DENAER trabalha junto aos ERs de todo Brasil e o DENAGAM com os GAMs o DENASHOB tem esta função de trabalhar com esses departamentos (convencional e associacional) para que a sua SHB, em sua igreja local, através dos DASHOB (Departamento Associacional de Sociedade de Homens Batistas) que tem a responsabilidade em trabalhar com as SHBs de igrejas pertencente a sua associação e o DCSHOB (Departamento Convencional de Sociedade de Homens Batistas), que tem a responsabilidade em trabalhar com os DASHOBs. Louvamos a Deus pela visão na criação deste departamento, pois tem sido ao longo deste ano uma importante ferramenta para o desenvolvimento das SHBs de nossas igrejas batistas em todo o Brasil.
Outra vitória nossa é saber que o trabalho de SHB vem crescendo de tal maneira que em algumas regiões do nosso país tem sido criado UHB em nível de região, a exemplo do sudeste, nordeste, centro oeste e sul do Brasil, inclusive temos todo ano encontros anuais com os líderes dessas organizações.
Histórico do início do trabalho de homem batistas no Brasil
Eu costumo falar que nosso histórico é meio complicado, pela razão que começou e principalmente pela necessidade que existia naquela ocasião em evangelizar. A primeira organização masculina batista do Brasil foi criada em 4 de junho de 1916 na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com a presença de onze homens. Após isto muitos grupos de homens funcionavam em várias igrejas com diversos nomes: União de Homens, Sociedade Cooperadora de Homens, Departamento Masculino de Evangelização, Gideões, etc. Lembramos com gratidão a Deus pela vida e dedicação dos pioneiros do trabalho batista no Brasil, quando saíam evangelizando pessoalmente, pregando o Evangelho ao ar-livre, distribuindo literatura evangélica de casa em casa, organizando e mantendo pontos de pregação, congregações e novas igrejas. O resultado foi a repetição da história da igreja primitiva: "acrescentavam-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". Atos 2:47
Em 15 de janeiro de 1944, Francisco Manoel do Nascimento, Secretário-Geral e Tesoureiro da União Geral das Sociedades Cooperadoras de Homens, lançava através da Casa Publicadora Batista, o Pequeno Manual das Sociedades Cooperadoras de Homens com o apoio dos homens das igrejas batistas do Rio de Janeiro, dos pastores José de Miranda Pinto, Dr. António Neves de Mesquita e Nelson Miranda.
Em 1947, o Departamento Masculino de Atividades Missionárias foi transformado em Divisão Masculina de Atividades Missionárias, sendo chefiado pelo pastor Edson José Machado.
Em 1963, os homens adultos sonhavam com uma organização missionária e com a ampliação do trabalho masculino. Foi então oficializada a Sociedade Cooperadora de Homens e preparada a primeira edição do Guia do Cooperador pelos pastores William Alvin Hatton e Edson José Machado, contendo orientação para as SCH. Foi-lhe dado o nome de MANUAL DAS SOCIEDADES COOPERADORAS DE HOMENS.
Em 1970, quando na Convenção em Salvador-BA, foi realizada a I Assembléia de Homens Batistas do Brasil, marco histórico do inicio de nosso trabalho, sob a direção do irmão Alcides Cunha, hoje pastor.
Em junho de 1977, o pastor José dos Reis Pereira, referindo-se à provável criação da União Masculina Missionária pela CBB, declarava: " Nós precisamos de paz e harmonia no Brasil batista para a vitória completa da Campanha Nacional de Evangelização e vitória para a década do Centenário. Nos homens organizados teremos elementos preciosíssimos para tais vitórias. É tempo de deixarmos de tecnicismo e idéias de reestruturação para aperfeiçoar ou racionalizar nosso trabalho. A obra do Senhor tem outras leis que transcendem nossos cálculos e esquemas humanos". Palavras proféticas e abençoadas até que...
Em 23 de janeiro de 1978, a 60a Assembléia da Convenção Batista Brasileira, reunida em Recife-PE, criou a UMMBB, cujo primeiro presidente foi o Dr. Ophir Pereira de Barros e Secretário-Geral, o irmão Dirceu Amaro. Com a criação da União Masculina Missionária Batista do Brasil, atendeu-se ao desejo dos homens batistas de ter uma organização com uma estrutura própria que pudesse, sob a égide da Convenção Batista Brasileira, realizar um trabalho dinâmico e que congregasse de fato, todos os homens batistas do Brasil. Com isso as organizaçãos; Embaixadores do Rei (que estava sob a responsabilidade da JUERP) e o Grupo de Ação Missionária (que na época pertencia e coordenadoria de educação religiosa da CBB) passaram a fazer parte da UMMBB. A UMMBB tem comprovado, ao longo de sua história, não ser apenas mais uma organização no cenário batista brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, os homens têm se colocado ao dispor de Deus para cumprir os desígnios reservados por Ele para as Sociedades Masculinas Missionárias, empenhando-se por manter a tradicional posição de sustentáculos das igrejas do Brasil.
Em 20 de janeiro de 1998, na Assembléia Anual da UMMBB, realizado na cidade de Goiânia - GO, foi aprovada a mudança do nome de União Masculina Missionária Batista do Brasil para União de Homens Batista do Brasil, afim de seguir a nomenclatura de União Homens Batistas Latino-Americanos (UHBLA)
2 - Características da Sociedade de Homens Batista
a. TEMA: "Expandindo Missões Aqui e no Mundo"
b. DIVISA: "Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido" - Atos 4:20
c. HINO PERMANENTE: 422 CC - "Trabalho Cristão"
d. EMBLEMA
As duas figuras ao centro representam a união que deve existir entre os membros das SHB, que devem levar a luz do Evangelho aqui e no mundo, simbolizada por uma tocha acesa.
e. CORES
Vermelho - Sacrifício de Cristo na cruz em remissão dos nossos pecados.
Amarela - Preciosidade. Comparada ao ouro, nossa vida em
Cristo e para Cristo tem muito valor.
Azul - Lealdade a Cristo, à igreja, à família, à denominação e à Sociedade de Homens Batistas.
Branca - Pureza da mente, do coração e do corpo.
COMPROMISSO
Prometo:
Esforçar-me por uma vida digna de um Homem Batista; Guardar meus lábios da mentira, da impureza e de tomar o nome de Deus em vão;
Conservar meu corpo limpo e pronto para o serviço; Dar tudo que puder para o sustento de missões e pelo meu trabalho, ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra.
Se assim não for, para que nasci?
3 - Datas comemorativas de nossa organização.
ANIVERSÁRIO DO DENASHOB
No dia 21 de janeiro de 1994 foi organizado o departamento de Sociedade de Homens e nesta data comemoramos o aniversário do DENASHOB.
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO E TESTEMUNHO DO HOMEM BATISTA
Todo 4º sábado de abril comemoramos esta data, que foi estabelecida pelo departamento masculino da Aliança Batista Mundial, para que os homens de todo mundo estejam orando especificamente nesta data em todo o planeta.
Mês do Homem Batista
JUNHO É O MÊS DO HOMEM BATISTA. A ênfase é dada no primeiro domingo, visto que a primeira organização de homens batistas foi organizada no dia 04 de junho de 1916 na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com o nome de Sociedade Cooperadora de Senhores.
Vínculos
A Sociedade de Homens Batistas está vincula da à União de Homens Batista da igreja local, pois a SHB, juntamente com o Grupo de Ação Missionária e os Embaixadores do Rei formam a UHB para desenvolver o trabalho de evangelismo e missões, mobilizando todos os homens.
Relacionando-se cooperativamente com as UHB associacionais - DASHOB (Departamento Associacional de Sociedade de Homens Batistas) UHB Convencionais -- DCSHOB (Departamento Convencional de Sociedade de Homens Batistas) e UHBB - DENASHOB (Departamento Nacional de Sociedade de Homens Batistas).




Primeira Igreja Batista Missionário de Brumado